Com nossa experiência, respondemos algumas perguntas frequentes quanto a projetos de arquitetura e engenharia.
Ao não se contratar um especialista para análise dos serviços necessários para reforma, assume-se o risco do surgimento da necessidade de uma futura reexecução dos serviços, visto que muitas das atividades já realizadas podem não ter sido feitas da forma mais completa ou levando em consideração todos os problemas realmente existentes. Deste modo, uma avaliação mais técnica aumentará a vida útil da edificação e evitará gastos em função do retrabalho.
Primeiro passo é consultar a guia amarela do seu terreno. Com ela deve analisar alguns parâmetros, como a classificação de uso (comercial, residencial, outros), coeficiente de aproveitamento de construção, taxa de permeabilidade, taxa de ocupação, entre outros. O mais recomendado é fazer uma consulta com algum Engenheiro ou Arquiteto para obter mais instruções.
Alvará de Construção é um documento em forma de Licença expedida pela Prefeitura Municipal local autorizando a execução de obra de construção, conforme prevê o art. 9 da lei 11095/07. O tempo de aprovação de um projeto arquitetônico depende principalmente do porte da construção. Quanto maior, provavelmente haverá mais órgãos envolvidos e um número maior de revisões. Via de regra, o tempo para obter um alvará de construção tem um prazo mínimo de 90 dias corridos.
O primeiro passo é elaborar o projeto arquitetônico. Ele é o projeto que determina posições de paredes, esquadrias, ambientes, móveis, entre outros elementos básicos como identificação do norte.
Infelizmente isso acontece na maioria dos casos. Mas a melhor resposta é não. Executar antes de obter uma licença pode gerar prejuízos financeiros e dores de cabeça com notificações e multas. Sem um acompanhamento técnico pode levar a construir em espaços irregulares, junto a soma de outros parâmetros que devem ser analisados. Por isso procure um Arquiteto ou Engenheiro Civil para conduzir o processo.
É difícil definir um valor específico para uma construção, pois cada obra demanda necessidades diferenciadas. Tudo influencia no planejamento de um projeto arquitetônico, desde a análise do terreno, a orientação do posicionamento solar sobre a obra, até a escolha dos materiais e serviços a serem executados. O ideal é pesquisar bastante e realizar um projeto que seja valorizado e que possa ser utilizado como investimento mesmo a longo prazo.
“Habite-se” é um documento emitido pela prefeitura ao final de uma obra, assegurando que o imóvel foi construído de acordo com as normas técnicas e em atendimento da legislação municipal e, por isso, encontra-se regular e em condições de ser habitado com segurança.
Engenharia Diagnóstica em Edificações é a área da engenharia que investiga os diversos sistemas construtivos da edificação, visando a recomposição ou acréscimo da sua vida útil. Essas investigações possuem diversos níveis de complexidade que vão desde as vistorias ou inspeções prediais até níveis mais complexos, como auditorias, perícias ou consultorias. A escolha do nível de complexidade está diretamente ligado às condições de conservação, uso e manutenção do edifício. Em regra geral, edifícios bem conservados, com uso e manutenções adequados precisam de um nível de trabalho menos complexo que edifícios mais deteriorados. Assim, o produto dessas investigações é um laudo.