Já reparou nos diferentes tipos de parafusos que existem no mercado? A abundância de variações pode gerar muitas dúvidas na hora de escolher o modelo ideal para o seu projeto.
Contudo, não precisa se preocupar! Neste guia, vamos te apresentar os principais tipos de parafusos, suas particularidades e indicações de uso. Dessa forma, fica mais fácil saber quais funcionam para cada demanda que surgir na sua obra.
Além disso, para ampliar seu repertório, listamos as múltiplas possibilidades de cabeças, fendas e pontas que um parafuso pode ter.
Então, vamos desbravar o universo deste item tão importante e útil para colocar e manter as coisas no lugar? Vem com a gente!
O fantástico mundo dos parafusos
Existem muitos tipos de parafusos, de diferentes tamanhos e cores, além de formatos, revestimentos e tipos de fixação. E cada um desses fatores importa na hora de definir qual modelo utilizar.
A cabeça pode ser chata, arredondada, hexagonal, entre muitas outras opções que vamos falar mais adiante — existem até parafusos sem cabeça!
A rosca pode ser total ou parcial. Ele pode pedir arruelas, porcas e buchas para auxiliar na fixação. Também pode contar com filetes ou outras características que dispensam essas peças.
O parafuso pode ter corpo cilíndrico ou cônico e pontas retas ou afiadas, permitindo perfurar a superfície de fixação. Os encaixes para as ferramentas fixadoras podem ter os famosos formatos de fenda ou Philips, ou outros menos comuns.
O formato do parafuso também pode influenciar o tipo de bucha a ser utilizada, para garantir maior firmeza ao projeto.
Podem ser mais leves ou mais pesados, profundos ou curtos, pequenos e delicados ou grossos e robustos. Afinal, os parafusos são usados para fixar desde quadros, espelhos e móveis até grandes máquinas e pontes.
E todas essas variáveis determinam a logística, segurança, durabilidade e o acabamento estético da fixação.
Classificação dos parafusos
Para organizar esse mundo de possibilidades, existe uma classificação baseada no modo de funcionamento e fixação dos parafusos. São quatro grandes grupos:
Parafusos passantes
Parafusos passantes são aqueles que atravessam de uma ponta a outra as peças em que são utilizados. Sua fixação é feita por meio de porcas, arruelas e contraporcas. Inclui modelos com e sem cabeça.
Parafusos não passantes
Parafusos não passantes, por sua vez, são os que não atravessam as peças. São utilizados quando as peças possuem furos roscados, que irão fazer o papel da porca, garantindo o suporte e fixação.
Parafusos de pressão
Como o nome sugere, esse tipo de parafuso tem a fixação garantida pela pressão da sua ponta contra a peça. Por isso, sua instalação precisa ser cuidadosa e assertiva. Existem em modelos com ou sem cabeça.
Parafusos estojo ou prisioneiros
São sempre sem cabeça e fixados com roscas nas duas extremidades. Seu uso é indicado para peças que são frequentemente desmontadas e remontadas.
Tipos de parafusos
Vamos avançar dentro dessa classificação e conhecer os principais tipos de parafusos disponíveis para seus projetos?
1. Parafuso Sextavado
O parafuso sextavado é um dos tipos mais utilizados quando o assunto é construção e reparo. É também um dos mais populares no mundo. Ele é muito fácil de identificar: sua cabeça tem o formato de um hexágono, com seis lados — daí o nome.
Essa característica é o que garante a sua versatilidade, pois ele se adapta e é eficiente em diversas aplicações internas e externas. O parafuso sextavado pode, por exemplo, ser usado para fixar peças de equipamentos, máquinas, estruturas metálicas e móveis de aço.
2. Parafuso Allen
Este tipo também é conhecido como parafuso sextavado interno, visto que possui uma fenda hexagonal na sua cabeça ou haste. É indicado para fixar peças que precisam de um bom aperto e resistência, mas tem pouco espaço para o manuseio.
Sua instalação demanda uma chave sextavada, geralmente em L — que garante o efeito de alavanca em um comprimento mínimo.
3. Parafuso Francês
O parafuso francês possui cabeça no formato de cogumelo e uma haste (ou pescoço) quadrada abaixo dela. Esta seção é responsável por travar o parafuso ao ser utilizado em furos quadrados ou redondos. Sua ponta geralmente é reta e sua rosca não é cortante, quase sempre parcial.
Seu principal uso é na fixação de placas metálicas de reforço. Mas, também, é amplamente utilizado em pallets de madeira, bancos e suportes diversos em madeira ou metal. Sua instalação pode ser feita a partir de chaves de rosca.
4. Parafuso Autoatarraxante
O parafuso autoatarraxante, também conhecido como parafuso de rosca soberba, é um modelo com ponta triangular e rosca cortante. Isso permite a utilização sem necessidade de furo prévio, porca ou contra-peças.
É um dos tipos de parafusos mais utilizados, pois é prático e versátil. Seu uso vai desde peças de madeira, como portas, móveis e cercas, até superfícies metálicas ou de concreto e paredes de alvenaria. Neste último caso, é indicado utilizar buchas de nylon para fixação.
5. Parafuso Autobrocante
O parafuso autobrocante, como o nome sugere, conta com uma ponta em forma de broca. Por isso, ele é capaz de perfurar, além de atarraxar a peça ou superfície — dispensando o pré-furo.
Esse diferencial o torna eficiente e interessante para várias aplicações dentro da Construção Civil, sendo o modelo ideal de parafuso para drywall.
6. Parafuso Fixer
Sua intenção é parafusar móveis e peças em madeiras leves, como pinus, MDF e aglomerados? Então, o parafuso fixer é a escolha certa! Este modelo foi desenvolvido especificamente para a indústria moveleira, garantindo a resistência e delicadeza que esses materiais exigem.
7. Parafuso Máquina
Fechando a nossa lista de principais tipos de parafuso, temos o parafuso máquina. Ele é comumente utilizado para unir peças metálicas em eletrodomésticos e maquinários diversos.
Sua fixação é feita a partir de porcas ou furos roscados, e sua fenda é simples ou Phillips. Seus filetes de rosca são finos e uniformes, oferecendo uma fixação precisa e durável.
Agora que você já conhece os principais modelos, suas características e aplicações, confira uma lista das demais variações de parafusos que você pode encontrar por aí…
Tipos de cabeça de parafuso
Os tipos de cabeça de parafuso podem determinar as chaves que serão necessárias para a fixação do mesmo. Portanto, vale levar isso em conta e escolher um modelo compatível com as ferramentas que você possui.
Além disso, elas têm, principalmente, uma influência estética no acabamento da peça ou projeto. Então, mantenha isso em mente também! Os tipos de cabeça variam entre:
- Chata;
- Oval;
- Flangeada;
- Panela;
- Cogumelo;
- Abaulada;
- Arredondada;
- Hexagonal ou Sextavada;
- Hexagonal Anilha;
- Hexagonal Anilha Fenda;
- Cilíndrica ou Tampa de Soquete.
Tipos de fenda de parafuso
As fendas estão diretamente ligadas à fixação. Quanto mais distribuída e “complexa” for a forma da fenda, maior tende a ser a resistência do parafuso. As possibilidades incluem:
- Fenda;
- Philips ou estrela;
- Combinada;
- Allen, Sextavada ou Hex;
- Torx;
- One Way;
- Quadrado.
Tipos de ponta de parafuso
Já as pontas estão ligadas à fixação, perfuração e pressão. Dependendo do tipo de ponta, é necessário adaptar o processo de instalação e é possível ter um diferente tipo de resistência. Os modelos de pontas mais comuns são:
- Plana;
- Piloto;
- Chanfrada;
- Agulha;
- Apontada;
- Atarraxante;
- Brocante;
- Trilobular.
- Côncava;
- Cônica.
Em todos os casos, entretanto, vale a dica de escolher parafusos feitos em materiais de qualidade. Os parafusos devem ser resistentes aos danos do ambiente, do tempo e dos esforços e pressões da própria peça ou superfície. Desse modo, é possível obter durabilidade e segurança.